Imagem abstracta

A coerência na comunicação empresarial: Construindo uma identidade sólida

A comunicação empresarial desempenha um papel vital no sucesso de uma empresa. Uma empresa deve saber se comunicar adequadamente com todos seus interlocutores externos  (fornecedores, parceiros, o estado, o público geral, os clientes, etc.) e internos também (colaboradores).

Vai além de simplesmente transmitir informações, já que consideramos na comunicação as mensagens verbais, gestuais, visuais, seja escrita ou oral, e até o que a empresa não diz, mas faz. Nesse entramado das distintas comunicações onde a empresa é emissor e receptor ao mesmo tempo, a coesão na comunicação desempenha um papel crucial na construção de uma identidade empresarial sólida. 

Como destacado por Martiniano (2007), a má comunicação pode resultar em desgastes nas relações, agressões verbais e mal entendidos. No entanto, a coerência na comunicação representa a harmonia e consistência nas mensagens transmitidas. Talvez se pergunte “coerência com que”, essa coerência deve ser com o perfil estratégico da empresa, é dizer, com o que a empresa é e o que a empresa faz,  com a própria identidade.

A coerência como pilar fundamental

No mundo globalizado dos negócios, a construção de uma identidade empresarial coesa é mais do que uma vantagem competitiva; é uma necessidade. Não se trata apenas de informar, mostrar e ser conhecido, mas também de manter uma narrativa consistente em todos os aspectos da comunicação empresarial. A coerência não apenas fortalece a imagem da empresa, mas também constrói confiança entre clientes, colaboradores, fornecedores e investidores.

A ferramenta com que contam as empresas para ganhar essa coerência é o desenvolvimento da identidade visual e verbal. A identidade verbal é a identidade visual estão inter relacionadas, são as formas com as quais se expressa a identidade de uma empresa. 

A identidade visual é a maneira como se veste a marca. Se compõe pelo logotipo, cores, tipografias, formas, texturas e tudo o que for desenvolvido como linguagem visual através da qual a marca se expressa de uma maneira única e própria. Pode incluir ícones, grafismos, ilustrações, etc. e ser tão rico como for necessário. A identidade verbal se compõe pelo tom de voz da marca, slogan, e também das palavras e expressões que formam parte do universo da marca. 

A criação da identidade visual e verbal responde ao perfil estratégico (um documento que revela quem é a marca e onde quer chegar), e a estratégia de marca, que diz como deve ser a marca para chegar no posicionamento que deve ter. Além disso, podemos levar em consideração um outro atributo de identidade: a personalidade da marca.

Desafios e estratégias para manter a coerência

Manter a coerência na comunicação empresarial pode ser desafiador, especialmente em organizações grandes e complexas. No entanto, além de contar com identidade visual e verbal, existem estratégias como o desenvolvimento de diretrizes de comunicação, treinamento constante e a incorporação de ferramentas tecnológicas que podem ser adotadas para garantir uma mensagem unificada em todas as plataformas.

A ideia aqui é que se a sua empresa tem um trato próximo e descontraído, essa maneira de ser deve se evidenciar em toda comunicação da empresa da mesma maneira. Por exemplo, vai impactar no dress code dos funcionários, na maneira de atender os clientes, nos canais de comunicação com os diferentes stakeholders, nas publicidades de venda, no website, etc.  

Conclusão: coerência como fundamento do sucesso empresarial

Em um cenário onde a concorrência é acirrada e a atenção do público é disputada, a coerência na comunicação empresarial emerge como um dos pilares fundamentais do sucesso. Uma identidade sólida e consistente não apenas atrai clientes, mas também constrói relações duradouras e sustentáveis. Portanto, investir na coesão das mensagens transmitidas é mais do que uma estratégia; é um imperativo para as empresas que buscam prosperar no cenário empresarial moderno.



Bibliografia de apoio:
BELLUCCIA, R. e CHAVES, N. La marca corporativa: Diseño y gestión de símbolos y logotipos. Buenos Aires: Paidós, 2003.
COUTO, A. A (R)evolução do Branding. São Paulo: Gente, 2023
MARTINIANO, R. Comunicação empresarial: teoria e pesquisa. São Paulo: Manole, 2007