A SANTA CLARA é uma empresa familiar na região de Imbituba, no estado de Santa Catarina, e a sua história nasceu há duas gerações, e é onde nasceu a relação familiar com a madeira. Assim como uma parte da história das madeireiras na região. Além de ser uma madereira tem o serviço de construção de casas em madeira.
A empresa possuia uma marca que não conectava com a sua essência e não se identificava com o seu público. Não tinha definido nenhum outro elemento com o qual se identificar. É dizer, tinha um logotipo mas faltava a identidade visual. Com isso, cada peça tinha um tratamento gráfico diferente dificultando a comunicação com o público e prejudicando o posicionamento.
Com a SANTA CLARA desenvolvemos um trabalho complexo que iniciou com uma Auditoria de Marca gráfica para conhecer o estado de saúde da marca atual, e continuo com um redesign da marca gráfica junto à criação de identidade visual. Após a conclussão do projeto fizemos uma assessoria em branding que estabeleceu as pautas de imagem e comunicação da empresa, e finalmente estivemos acompanhando na implementação da nova marca.
Com base no diagnóstico obtido as cores laranja e verde são mantidas pelo valor acumulado que tem por terem sido usados por mais de 20 anos.
Para criar o novo símbolo escolhimos um outro elemento mais perto da madeira que as folhas e também das casas: o tronco da árvore. A composição tem como influência os escudos heráldicos, que não somente tem o seu origem na identificação de famílias, senão que também são usados para representar equipes (como os times de futebol).
Um símbolo que remete à família, à madeira e ao trabalho em equipe é semánticamente mais adequado para o perfil da empresa que as folhas genéricas que tinham anteriormente.
Como fontes corporativas, escolhemos a fonte SOURCE, tanto em sua versão sans quanto em sua versão com serifa. Cada versão possui 12 pesos, o que nos permite enriquecer nosso sistema de identificação e ter versatilidade na hora de criar diferentes peças de comunicação de mensagens.