Explorando os valores de uma marca de celebridade que vira as costas para um grande patrocinador

Nos últimos dias, o mundo tem falado sobre Kylian Mbappé, uma das maiores estrelas deste mundial. O jogador francês de 23 anos tem chamado a atenção pelo carisma e pelo comprometimento com a causa da saúde. Seu talento e habilidade em campo inspiraram seus fãs e muitos outros a seguirem seus passos.

No último domingo, após a vitória da seleção francesa, Mbappé foi eleito, pela terceira vez no torneio, o melhor jogador do partido. Como recompensa, recebeu um troféu da Budweiser, um dos principais patrocinadores do evento esportivo. No entanto, Mbappé decidiu esconder a marca gráfica da cerveja em suas fotos para evitar associar sua imagem a esta marca. 

Mas por que o jogador tomou essa decisão?

A partir daqui vamos nos referir a Kylian Mbappé (KM) como uma marca (em termos conceituais), já que ele é uma celebridade. Então, como marca, KM constrói a imagem que deseja criar na mente do público em relação aos seus valores, ou seja, busca se posicionar na opinião pública como uma celebridade comprometida com o esporte, a saúde e os jovens por meio de uma série de ações que ele faz. 

E nesse mesmo contexto, a marca Kylian Mbappé dá o seu nome à marca comercial para venda de produtos. Essa marca de produto é identificada visualmente por meio de uma marca gráfica composta por um logotipo e um símbolo (um monograma), que é aplicado em diversos produtos comerciais, como a história em quadrinhos, a Flames Collection (chuteira, bola, moletom, sapato, bermuda, camiseta, bermuda ), Coleção de bonés, Web e redes sociais.

O Mbappé como marca e a marca comercial KM são inseparáveis, o que faz um repercute inevitávelmente no outro. O cuidado de Mbappé com a sua imagem tem a ver não somente com o sucesso dele como jogador e como pessoa, senão também com o éxito dos produtos que ele vende.

Podemos encontrar então essa relação simbiótica, onde as ações de posicionamento correm em paralelo. Em relação às ações de posicionamento da marca comercial KM, podemos citar as campanhas de co-branding com marcas com as quais compartilha valores, como Nike, Hublot, EA Sport FIFA, Oakley, Good Goût, Bulk Homme, Dior.

Em segundo lugar, Mbappé é o fundador e presidente da associação Inspired by km que gira em torno de 4 valores fundamentais: Aprender, Compreender, Compartilhar e Transmitir. E patrocina a associação Premiers de Cordée (que oferece iniciativas esportivas para crianças hospitalizadas).

E por último, uma das últimas ações inovadoras para atingir um público maior é a associação entre a produtora de conteúdo de Mbappé (Zebra Valley) e a NBA, buscando aproximar os fãs de futebol e basquete em torno de um conteúdo premium.

Pelo exposto, fica evidente que Mbappé, sendo uma referência para muitos jovens, não quer ser um mau exemplo para eles. É por isso que ele não quer ser associado a empresas de bebidas alcoólicas, jogos de azar ou fast food. Situação que já vimos, por exemplo, quando se recusou a participar de campanhas das conhecidas empresas Coca-Cola, KFC e Belin.

Pelo contrário, ele promove o esporte e a saúde. Motivar os jovens a praticá-la seguindo um estilo de vida saudável. Isso o leva a entender que sua imagem e sua influência sobre os jovens devem ser usadas de forma positiva e não como promoção do consumo de álcool. Essas ações além de posicionar a pessoa, geram valores que são transmitidos à marca comercial, potenciando seu valor.

Concluindo, com sua ação, Mbappé demonstrou que não abriria mão de sua integridade e do posicionamento de sua marca de celebridade e sua marca comercial para promover um produto que vai contra seus valores ao não respeitar a saúde e o bem-estar dos consumidores.