A identidade visual é um poderoso comunicador na construção de uma marca sólida e reconhecida no mercado. Por meio de sua aparência visual, uma marca pode comunicar seus valores, personalidade e posicionamento no mercado, pois seu estilo gráfico nos transmite determinado conteúdo e situa a empresa em um nicho específico.
É fundamental que a identidade visual esteja alinhada ao perfil da empresa e seja capaz de atrair o público certo. Nesse sentido, transgredir estilísticamente o nicho onde a empresa está inserida depende do seu perfil, e não da criatividade do designer. Uma identidade visual criativa pode ser atraente, mas se não estiver alinhada ao perfil da empresa, pode ser ineficaz e até mesmo prejudicar a marca.
O caso de Camila Farani intitulado “Um erro de 280 mil reais nunca me ensinou tanto” é um exemplo de como a identidade visual pode impactar diretamente nos resultados de uma empresa e na maneira de como é percebida pelos consumidores.
Camila é uma empresária de sucesso e sócia-fundadora da G2 Capital, além de ter participado do Shark Tank Brasil por 6 temporadas . Em 2017, ela decidiu abrir um modelo de cafeteria com uma salada pronta, sanduíches em formato italiano, expostos na vitrine, em um shopping com 140 mil pessoas, na cidade de São Paulo. Por ter formação em administração de empresas e ser experiente no mundo dos negócios, acreditava que seria fácil montar um restaurante de sucesso.
No entanto, o resultado foi muito diferente do esperado. O restaurante estava com baixo movimento, mesmo após a publicação em revistas renomadas e em blogs especializados em gastronomia. Foi então que Camila decidiu criar um conselho para estudar e analisar o problema. E graças a essa análise, ela conseguiu identificar que havia um problema na identidade visual do restaurante. “Ninguém reconhecia o estabelecimento como um restaurante, pensavam que era uma sorveteria, a comunicação estética estava como eu achava bonito, não como seria eficiente”, disse Camila.
Nesse caso específico, o erro de identidade visual foi um erro de estilo gráfico. A aparência visual do restaurante o posicionou no nicho errado, deixando de transmitir a mensagem pretendida, confundindo os clientes e não atraindo o público certo.
Em suma, o exemplo de Camila Farani destaca a importância crucial de uma identidade visual adequada para o sucesso de um negócio. A falta de alinhamento entre o estilo gráfico adotado e o perfil da empresa pode resultar em perdas financeiras significativas, demonstrando a necessidade de conhecer bem a empresa para escolher um estilo visual de marca apropriado.
Além disso, muitas empresas podem estar sofrendo prejuízos financeiros sem nem mesmo perceberem que a causa do problema está na sua identidade visual. Por isso, é fundamental que as empresas estejam sempre atentas ao que comunicam visualmente com sua identidade visual, buscando identificar problemas e corrigi-los a tempo.
A lição aprendida com o caso de Camila Farani é que investir em uma identidade visual adequada é um fator crítico para alcançar os resultados desejados e atrair o público certo.
Referências:
- Chaves, N. La marca corporativa: gestión técnica del diseño de signos identificadores institucionales / Norberto Chaves y Raúl Belluccia 1 ed. 4 reimp.- Buenos Aires: Paidós, 2008.
- Farini, C. (19 de Julho de 2019). O erro dos 280 mil reais [Post]. Instagram. URL:https://www.instagram.com/p/B0PFu6clNnm/?hl=es
- Farini, C. (19 de Julho de 2019). O erro dos 280 mil reais [Post]. Instagram. URL:https://www.linkedin.com/posts/camilafarani_um-erro-de-280-mil-reais-nunca-me-ensinou-activity-6767586051423895552-ObXV?utm_source=share&utm_medium=member_desktop
Cover photo attribution: Vivian Estequi, CC BY-SA 4.0 https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0, via Wikimedia Commons