A empresa Gilson é unipessoal, o serviço que oferece é a criação e manutenção de jardins e espaços verdes, é dizer, atua na área de serviços, mais precisamente no setor de jardinagem e paisagismo.
A empresa nasceu com o intuito de ajudar às pessoas a criar e cuidar jardins e espaços verdes. A empresa, ainda desconhecida, já conta com os seus primeiros clientes, que frequentemente destacam os diferenciais que a empresa oferece: a responsabilidade e a qualidade do serviço, que detetam no carinho e capricho que coloca Gilson nos jardins.
Outro grande diferencial é a originalidade: Gilson trabalha com flora nativa e adubo orgânico, fomentando a flora local. Além disso, a zeladoria dos jardins e espaçoes verdes se oferece como serviço por assinatura.
O serviço, assim como propõe Gilson, é difícil de achar na região (construção e manutenção de jardins e espaços verdes por assinatura). As marcas gráficas de serviços de jardinagem são de baixa qualidade em geral e tem pouca presença online (práticamente Instagram é o seu principal meio de comunicação). A maioria deles não tem consistência de marca.
Na procura de referentes nacionais e internacionais, encontramos que as marcas gráficas de melhor qualidade se encontram na área de arquitetura e urbanismo, mais associado ao paisagismo e à construção de espaços.
A estratégia de marca vai ser marcar a diferença com um tipo e estilo próximo desses referentes em arquitetura e paisagismo. Para isso escolhemos um logotipo puro, abandonando o símbolo, evitamos a cor verde como cor principal (para fugir do clichê) e procuramos um estilo próximo, agradável, simples e rupturista.