A Flora é uma empresa que atua no setor alimentício, produzindo granolas artesanais, alimentos de qualidade e produtos naturais sempre frescos.
A história por trás da marca
A Flora nasceu como necessidade de incorporar alimentos mais saudáveis na vida de sua fundadora, Gloria. Essa necessidade fez com que ela começasse a produzir suas granolas para consumo próprio, a partir da compra dos ingredientes a granel.
Com o correr dos meses, as pessoas por perto dela perceberam o diferencial desse alimento e começaram a pedir as granolas atraídas pela qualidade, e pela ausência de produtos químicos na sua fabricação.
Desde o começo, a Flora teve a missão de levar alimentação de qualidade ao maior número de lares possível. E após a formalização do empreendimento, começou a usar uma marca gráfica criada a partir de um banco de imagens pago.
Hoje, ao completar três anos de atividade, a Flora é uma empresa que procura construir o mercado da alimentação do futuro, em que todos os produtos aí encontrados respondem aos seus pilares fundamentais: alimentação saudável, natural, de qualidade e sustentável.
A empresa teve um crescimento em produção e em alcance geográfico devido à crescente demanda. E antes de continuar crescendo, Glória percebeu que chegou a hora de verificar que a marca que estava utilizando identificava corretamente seu negócio e satisfazia todas as necessidades de comunicação.
O análise da marca anterior
Como falamos anteriormente, quando a Glória nos procurou, a empresa já tinha uma marca gráfica, por isso, antes de qualquer intervenção, foi feita uma auditoria de marca à marca gráfica existente.
Para começar determinamos as características que a marca gráfica devia ter para conseguir um alto desempenho nas suas funções. Com é uma marca que vai concorrer com outros produtos do nicho nos mercados onde está inserida precisa se diferenciar da concorrência e chamar atenção.
Também é uma marca que pode gerar submarcas dos diferentes produtos de alimentos que se produzem hoje ou que podem se produzir no futuro. Portanto, um logotipo com símbolo atenderia essas necessidades.
Por outra parte, a marca precisava ter a versatilidade de poder falar numa linguagem informal quando as comunicações estão orientadas aos clientes (por exemplo, no packaging); e ter uma linguagem formal em relação a sua composição como fábrica para se comunicar com órgãos públicos (por exemplo ANVISA) e outras empresas (como empacotadoras, distribuidoras e minoristas).
Essa versatilidade se consegue com um estilo que possa misturar a contemporaneidade e robustez do logotipo, com o carácter informal, agradável e orgânico do símbolo.
O diagnóstico da marca
Como resultado da auditoria de marca, foi determinado que a Flora apresenta uma marca de alta qualidade gráfica. A tipologia usada é o logo-símbolo, aqui o nome e o símbolo funcionam como uma unidade só. Essa tipologia não é adequada já que o logotipo não pode se separar do símbolo. Enquanto ao estilo gráfico, é adequado.
No entanto, existe um défice no grau de diferenciação do símbolo devido às suas origens, já que pertence a um banco de recursos de imagens no qual qualquer pessoa tem acesso. Além de comprometer a diferenciação exigida, corre o risco de ser usado por outra marca.
Por este motivo, foi proposto um redesign da marca em que se mude a tipologia da marca e se mantenha o estilo gráfico. Desta forma, durante o processo de design trabalhamos no redesenho do símbolo e aproveitamos para fazer alguns ajustes tipográficos.
No resultado final vemos uma marca gráfica do tipo logotipo com símbolo, mas que dentro das composições aceitas se encontra uma variável de logo-símbolo que pode se usar para comunicações informais. Se quiser conhecer a identidade visual completa e o desdobramento das peças acesse o seguinte link: Flora produtos naturais.