Mormaii

Insigths sobre a Mormaii

Ontem visitei a Mormaii junto com o Núcleo de Jovens Empreendedores de Imbituba. Foi uma oportunidade única de conhecer uma marca referência na região, com reconhecimento internacional e cuja aposta em branding não é comum de ver por aqui. A Mormaii nasceu de uma necessidade pessoal do fundador (o Dr. Morongo) de criar uma roupa que protegesse o corpo para poder surfar em águas frias. Está diretamente ligada ao próprio nascimento do movimento do surf no sul do Brasil.

Depois, a empresa começou a produzir outros produtos com neoprene, mas, em determinado momento de sua história, a Mormaii deixou de fabricar produtos com a própria marca e passou a licenciá-la para que outros fabricantes pudessem usufruir do posicionamento conquistado na área de esportes e, assim, vender melhor seus produtos. Dessa forma, surgiram relógios, roupas casuais, óculos, bicicletas e até energéticos. Hoje existem mais de 40 licenças concedidas com presença em mais de 20 países, e, mesmo assim, a empresa mantém a produção das roupas de surf.

Atualmente, 95% do faturamento da empresa vem do licenciamento da marca. Os 5% restantes se dividem entre o e-commerce e os wetsuits, que continuam sendo fabricados pela Techprene. Mesmo que a produção das roupas de neoprene (um processo muito artesanal) não tenha grande impacto no faturamento, ela mantém viva a essência da marca. É uma conexão com seus inícios, uma ligação emocional com todos os que conheceram a marca ao longo das mais de quatro décadas de existência.

O branding como motor de crescimento

Essa foi a grande sacada da Mormaii: pensar na sua marca como um ativo valioso da empresa. Gerar valor para poder comercializar o uso do logotipo — que conecta com o surf, com o espírito esportivo, com o jovem, com a energia e com o estilo de vida ativo. Quem compra o licenciamento não adquire apenas o direito de usar o logotipo, mas sim os valores associados a ele.

E como a Mormaii conseguiu gerar esse valor? Através do pioneirismo. No início, não havia no Brasil concorrentes que produzissem roupas de surf. Mas o branding não é algo que se faz só no começo: ele continua sendo praticado durante toda a vida da marca.

Então, como a Mormaii consegue manter hoje sua relevância? Através do patrocínio a atletas e eventos, da inovação, das novidades trazidas pelos novos licenciamentos da marca e também pela qualidade de seus produtos, pelo atendimento e pelo encantamento que transmite por meio da arquitetura e do design de suas lojas.

Vale a pena refletir sobre o branding como uma estratégia essencial para gerar valor e posicionar uma marca de forma duradoura. O caso da Mormaii demonstra que uma gestão de marca bem construída pode se tornar um ativo mais valioso do que a própria produção.