O posicionamento de uma marca pode melhorar ou piorar com cada ação que ela faz ou com cada coisa que ela diz. Isso porque as marcas hoje são cobradas por como elas se posicionam em questões éticas, tecnológicas, ecológicas, políticas, etc. Inclusive, o que acontece com uma marca pode influir positiva ou negativamente no valor de outras marcas. A gestão do valor de uma marca é a gestão do posicionamento, do agir da marca, da comunicação. Isso se consegue trabalhando no que a marca é, no que a marca faz e no que a marca fala. Já que tudo está conectado.
E um exemplo disso pode ser visto na repercussão da saída do Messi do PSG. Sim! Algo que não parece ser um assunto de marca tem tudo a ver com o que estamos falando. Messi é um dos melhores e mais queridos jogadores do mundo. Ele tem uma legião de fãs que o apoiam, o acompanham e o defendem.
Quando Messi chegou ao PSG, houve uma repercussão muito grande. A chegada do jogador acabou com o estoque de camisetas número 30, vendendo mais de 100 milhões de camisetas nas primeiras 24 horas¹. As camisetas da Nike, produzidas em parceria com Air Jordan, marca do lendário jogador de basquete, ganharam, nesse primeiro dia do craque no clube, mais de 6 milhões de dólares com a venda das camisetas². O posicionamento do PSG melhorou, já que todo mundo começou a assistir aos jogos do time de futebol, o que também deu mais visibilidade à Ligue 1 (liga francesa de futebol).
E podemos ver o quanto a figura de Messi ajudou no posicionamento do clube em sua conta do Instagram. O PSG tinha, na época, cerca de 38 milhões de seguidores no Instagram e crescia a uma taxa média de 500 mil seguidores por mês. Messi trouxe 8 milhões de seguidores em 12 dias³. Esse número, dois anos depois, duplicou, e o PSG passou a ter 72 milhões de seguidores até maio de 2023.
Agora, vamos ver como certas decisões e a atuação do PSG com Messi prejudicaram o valor da marca. Em maio, Messi foi suspenso pelo clube devido a uma viagem para a Arábia Saudita para contratos de publicidade. Essa notícia não foi ruim para os torcedores do PSG, que estavam com raiva por terem ficado de fora da Liga dos Campeões, mas não caiu bem para os fãs de Messi. 1,5 milhões de pessoas deixaram de seguir a conta do Instagram do PSG naquele momento⁴.
A falta de empatia do clube parisiense com Messi foi percebida quando retiraram todas as camisetas com seu nome da loja esportiva, assim como os banners com sua imagem, bem antes da confirmação de que o jogador não continuaria no clube⁵. E quando a saída de Messi do PSG foi anunciada um mês depois, a conta perdeu mais 2 milhões de seguidores⁶. E o que o clube fez para se despedir do jogador argentino? Um vídeo de despedida com sabor de pouco. O que acontecerá agora com todas essas pessoas que seguiam o clube, que assistiam aos jogos apenas para ver Messi?
O PSG poderia ter gerenciado melhor sua comunicação e sua atuação para converter os fãs de Messi em fãs do PSG e tentar retê-los no encerramento do contrato com o jogador. Hoje em dia, o clube precisa melhorar o desempenho da equipe para conquistar a tão desejada Liga dos Campeões, mas, sobretudo, melhorar a comunicação e a maneira de fazer as coisas dentro e fora do campo de jogo. Isso é gestão de marca, isso é branding. O objetivo do branding é manter a relevância da marca ao longo do tempo. Os sucessos esportivos podem ser potencializados quando são impulsionados por um propósito de marca relevante e uma comunicação eficaz.
Você também pode aplicar isso em seu negócio, em seu empreendimento:
- Tendo coerência entre o que você é, o que você faz e o que você fala.
- Sabendo que a comunicação interna é tão importante quanto a comunicação externa.
- Deixando de focar em clientes e começando a pensar em pessoas.
- Descobrindo um propósito que unifique e guie todas essas questões.
Fontes:
¹ https://www.lasexta.com/noticias/deportes/futbol/messi-rompe-record-neymar-venta-camiseta-psg-casi-millon-24-horas_2021081361165c4b51f3ab000165e8ae.html
² https://www.ambito.com/deportes/lionel-messi/gracias-michael-jordan-gano-6-millones-euros-una-semana-n5252912
³ https://www.tycsports.com/ligue-1/psg-messi-instagram-seguidores-estallido-id364242.html
⁴ https://ge.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-frances/noticia/2023/05/09/psg-x-messi-clube-perde-milhoes-de-seguidores-nas-redes-apos-suspensao.ghtml
⁵ https://www.clarin.com/deportes/psg-nueva-senal-messi-sacaron-camisetas-tiendas-club_0_IL0dTD6Znm.html
⁶ https://www.infobae.com/deportes/2023/06/05/psg-perdio-mas-de-un-millon-de-seguidores-tras-la-despedida-de-messi-el-detalle-por-dia-y-los-memes-en-las-redes-sociales/