A Flora é uma empresa que nasceu em 2020 da necessidade de poder introduzir alimentos mais saudáveis, de maior qualidade (em relação à matriz alimentar) e mais sustentáveis na vida de Glória, sua fundadora. A Flora é uma empresa unipessoal do tipo MEI, que atua no setor da indústria alimentícia e no subsetor de produtos naturais e caseiros no município de Imbituba, Santa Catarina, Brasil. Os produtos da marca são sujeitos à forte concorrência.
Quando a Glória nos procurou, a empresa já tinha uma marca gráfica, pelo que, antes de qualquer intervenção, foi feita uma auditoria ao signo identificador existente. O diagnóstico da situação atual permitiu determinar o tipo de intervenção adequado para não agir de forma intuitiva ou baseada em esquemas ou modas preconcebidas.
Auditoria de Marca
No diagnóstico de desempenho, a marca se saiu bem na maioria dos parámetros analisados. No entanto, existe um défice no grau de singularidade devido a símbolo escolhido e às suas origens, que embora apresente características formais distintivas, pertencem a um banco de recursos de imagens no qual qualquer pessoa tem acesso, o que compromete a diferenciação que a marca exige, e ao mesmo tempo corre o risco de ser usado por outro tipo de marca.
Os valores adquiridos a conservar são o tipo marcário (logotipo com símbolo), o estilo gráfico e a cor preta como cor principal. Não porque tenham criado já uma relação com o público, senão por serem adequados à estratégia de marca.
Por um lado Flora atua como fábrica, porém, também é uma marca que se comunica com o consumidor final. Portanto precisa uma marca gráfica que apresente essa robustez, mas que seja amigável e próxima na hora de se comunicar com o público alvo.
Para ganhar a robustez que a estratégia de marca determina para o estilo, mantivemos uma tipografia egipcia, porém mudamos para a fonte Superclarendon. Uma fonte de melhor qualidade gráfica, que possui um grau de singularidade na letra R, porém é neutra o suficiente para manter o foco no símbolo.
O tagline fica numa hierarquia de leitura menor pelo contraste que gera com a tipografia do nome da marca. Nesse caso, uma sans serif que também serve como fonte de apoio dos textos da marca: a Open Sans. Finalmente, temos a fonte Raleway, com um estilo mais descontraido para comunicações mais coloquiais nas redes sociais e embalagens.
Para a marca deixamos a cor preta, e escolhemos uma outra cor como base, que vai servir para diferentes peças como embalagens, cartões de visita, fundos web, etc. Além disso escolhimos cores que funcionem como suporte para a criação das diferentes granolas artesanais.
Para alguns usos informales da marca gráfica, pode se fazer uma intervenção com as cores sobre o símbolo. Por exemplo, na hora de fazer merchandising mais colorido ou de se unir a diversas causas sociais (setembro amarelo, outubro rosa, novembro azul).
Grafismos e texturas
Com o intuito de enriquecer a linguagem visual, perante as necessidades de uso da marca, criamos ilustrações e texturas a partir de formas orgânicas e naturais.